Aconteceu!

TREZENTOS ANOS DE CAMINHADA CRISTÃ NO GRANDE ABCD – 1717 – 2017

Nossa Basílica Menor e Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem é, particularmente, privilegiada por podermos comemorar tantas datas festivas. Como cristãos sabemos que sempre devemos estar em caminhada, em missão para evangelizar e, neste sentido, recordar os momentos importantes da comunidade, sempre nos estimula a prosseguirmos em nossa missão.

As comemorações e festas, são como faróis iluminados que marcam nosso caminho, para que nos mantenhamos na trilha que nos levará para a pátria celeste.

E, recordando um pouco nossas festas nestes últimos quinze anos, tivemos comemorações maravilhosas em nossa Igreja da Boa Viagem e de São Bernardo. Ainda em novembro de 2004 festejamos os 100 anos da presença dos padres Scalabrinianos em nossa paróquia, os quais tem um especial carisma de acolher os migrantes, que no mundo moderno, em função principalmente de questões econômicas, de fome, de miséria, migram ainda hoje, em volume incrivelmente alto, saindo de regiões, de países, de continentes.

Em 2011, especificamente em 21 de outubro, fizemos a dedicação da igreja. Uma celebração muito especial que nos avivou, ainda mais, no sentido de pertença à nossa comunidade, à nossa Igreja. A dedicação foi realizada em um contexto maravilhoso de comemoração dos 200 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, data festiva comemorada em 21 de outubro de 2012. É importante salientar que nossa paróquia é a primeira do grande ABCD. Esta grande festa foi concluída em 20 de outubro de 2013, com a instalação da Basílica Menor em honra da Bem-Aventurada Virgem Maria, concedida pelo Papa Bento XVI em 18 de fevereiro de 2013.

Diziam nossos pais que “recordar é viver”, mas é mais do que isto, é motivo para nos animarmos para a missão, é motivo para nos unirmos ainda mais como comunidade, ajudando uns aos outros no testemunho vibrante de nosso Senhor Jesus Cristo. Em um mundo com tantas adversidades, recordar e festejar sempre nos motivam para a construção de um mundo melhor, mais igual, mais humano.

Com certeza somos felizes por podermos comemorar, o que também temos feito todos os anos com os festejos de Nossa Senhora da Boa Viagem – Festa da Padroeira. Particularmente em 2017 esta comemoração será muito especial: será um Ano Mariano, os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida e, também, os 300 anos de evangelização cristã no grande ABCD, pois foi em 1717 que os padres Beneditinos construíram em suas duas fazendas, uma aqui em São Bernardo, uma pequena capela dedicada a este querido santo que muito venerou Nossa Senhora e acabou dando o nome à nossa cidade, e outra em São Caetano, dedicada ao santo que deu o nome àquela cidade.

Querido povo de Deus, vamos juntos como irmãos, em missão, para mais esta belíssima comemoração que também deverá envolver toda a Diocese de Santo André. Com certeza nossa Paróquia, nossa Basílica Menor, é referência das mais importantes para toda a região, particularmente em função do histórico que nos define, mas, acima de tudo, pela religião católica que nos irmana.

 

Roberto Vertamatti

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top