Aconteceu!
Solidariedade é solução

Solidariedade é solução

Solidariedade é uma atitude tão importante quanto necessária se desejarmos construir uma sociedade mais justa e inclusiva. O substantivo solidariedade evoca a ideia da participação e inclusão. A solidariedade se manifesta de muitas maneiras, em especial quando participamos do infortúnio de outras pessoas.

Existem várias correntes de pensamento na perspectiva da solidariedade que são denominadas, em conjunto, de “Solidarismo”.  Representam um esforço de sistematização das implicações sociais da mensagem bíblico-cristã, centrada em torno da categoria de pessoa humana. O solidarismo propõe a ideia de comunidade como a inspiração da reestruturação da sociedade, a comunidade é o agente eficaz da solidariedade. Isolados nos enfraquecemos. Ser solidário é a meta de toda pessoa que tem consciência de sua humanidade e integração na sociedade: todos estamos no mesmo barco.

Neste nosso tempo em que a tônica das atitudes vai mais para o individualismo, lembrar o valor da solidariedade torna-se necessário. O futuro de nossa sociedade e de nossas cidades passa pela solidariedade. É necessário que cada um, cada grupo ou entidade se pergunte: o que posso fazer para ajudar? Ajudar a sociedade a crescer, sustentando uma vida digna para todos.

Esta reflexão me ocorreu ao visitar a sede de uma instituição filantrópica em Santo André. Refiro-me ao Projeto J.E.D.A. (Juventude Esperança Do Amanhã – nome criado pelas crianças assistidas). Iniciou seu trabalho em março de 1984, com um grupo de pessoas lideradas pela religiosa Irmã Indiana Marques Carraro. Este grupo decidiu dar atenção e prestar serviços a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em situação de vulnerabilidade social, ou mesmo nas ruas. Hoje são atendidas quinhentas crianças em oito unidades espalhadas pelo município de Santo André.

Visitando as várias unidades desta iniciativa solidária, pude constatar o valor da solidariedade, para que o tecido social esgarçado pelas atitudes de egoísmo e maldade humana, possa ser refeito. O esforço para que as crianças se desenvolvam de forma integral e o sustento a suas famílias é facilmente constatável. A Diretoria da entidade, formada por voluntários, à qual dou meus parabéns, consegue consolidar a instituição como exemplo de eficácia e ética na gestão. Enfim, constatei que os princípios e valores do projeto JEDA se completam pela Ética Cristã que inclui acolhida, perseverança, providência e cuidado.

No Evangelho Jesus diz: “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9). A paz se promove com a justiça e a solidariedade. Realmente são filhos de Deus os que saem do seu egoísmo, para generosamente doar um pouco de si mesmo, seu tempo e seus recursos, a fim de amenizar o sofrimento alheio. Deus é solidário conosco e este ser filho de Deus quer dizer ser semelhante a Deus, em bondade e satisfação, capazes de realizar plenamente o ser humano. Solidariedade é solução. Sejamos solidários, sejamos felizes!

Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo de Santo André

Fonte: Diocese de Santo André

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com