Aconteceu!
Quaresma: tempo favorável, tempo oportuno!

Quaresma: tempo favorável, tempo oportuno!

Todo tempo é dom de Deus. Em cada passo, em cada instante da nossa vida Deus se manifesta e manifesta o seu amor. Porém existem momentos e situações especiais onde percebemos algo diferente, misterioso, até divino.

Uma destas ocasiões é o tempo da quaresma: como nos diz a liturgia: ” tempo favorável, tempo oportuno” Sim, meus caros  irmãos e irmãs, não podemos não valorizar e perder essas oportunidade que Deus nos oferece.

Quaresma: momentos de conversão, de revisão de vida a luz da Palavra de Deus, momento de reavivar a fraternidade, de nos reaproximarmos de Deus com mais fervor, na oração mais profunda e mais frequente.

A Igreja através da liturgia nos propõe meios muito eficazes para meditar e vivenciar o mistério de Jesus Cristo na sua entrega: paixão, morte e ressurreição, por amor a cada um de nós. Este mistério vale a pena ser meditado, refletido e rezado, porque é nele que nos entendemos, nos valorizamos e descobrimos o quanto Deus nos ama, e qual é o verdadeiro sentido da nossa vida.

Meus irmãos, precisamos urgentemente, e este é o momento mais oportuno, parar um pouco, silenciar, voltar para dentro de nós mesmos, nos reencontrarmos e redescobrirmos as raízes de nossa fé e a centralidade de Deus em nossa vida.

Ocasiões concretas:

  • Voltemos aos sacramentos da confissão com mais seriedade e da comunhão com mais fervor.
  • Deixemos de “assistir” à missa por obrigação e descubramos o quanto tem nela de amor e de vida.
  • Cultivar um contato frequente e, se possível, diário com a Palavra de Deus, melhor ainda, em família.
  • Participar da “Via Sacra” nos bairros como exercício penitencial e como testemunho de fé e de vida comunitária.
  • Celebrar a “Via Sacra” às sextas feira depois da celebração da missa das 19h, com possibilidade de adquirir “Indulgência Plenária”.
  • Aprofundar, rezar e vivenciar a proposta da Campanha da Fraternidade “Eu vim para servir”
  • Participar da “Missão paroquial” que está acontecendo em nossa Comunidade. Proposta que brota do nosso batismo, e que se torna cada vez mais urgente no nosso mundo, que está esquecendo os valores humanos e cristãos.

Quem sabe, que possamos chegar a uma Páscoa diferente, sim, bem celebrada, mas também mais bem vivida. Jesus Ressuscitado é a grande experiência que nós podemos vivenciar, ressuscitando com Ele para uma vida nova,  com mais fé, mais gosto de viver, mais fraternidade, honrando a nossa identidade de cristãos.

A todos desejo uma Santa Quaresma e uma felicíssima Páscoa!
Pe. Giuseppe

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top