Aconteceu!
O que são as indulgências?

O que são as indulgências?

Indulgência é o efeito de uma obra que realizamos sob determinadas condições estabelecidas pela Igreja. O efeito dessa obra é a remissão da pena que deveríamos cumprir pelos pecados cometidos e já perdoados pela culpa que tivemos. Cada pecado tem sua pena proporcional à gravidade dele.

Mesmo perdoados os pecados a pena é um débito que permanece e devemos pagar aqui ou no purgatório após nossa morte. A indulgência adquirida devidamente pelo cumprimento das condições estabelecidas pela Igreja suprime em parte ou totalmente a pena devida pelos pecados perdoados. É por isto que ela se denomina parcial ou plenária. Quem estabelece o valor da indulgência para cada ação é a Igreja.

Qualquer fiel pode lucrar indulgências para si mesmo ou aplicá-las aos defuntos como sufrágio. Ninguém pode lucrar indulgências a favor de outras pessoas vivas. Nem todas as obras recebem indulgência. Só as estabelecidas pela Igreja.

A indulgência parcial tem o grau de valor correspondente ao mérito que tem a obra realizada. Para lucrar as indulgências o fiel deve ter intenção de ganhar a indulgência, cumprir devidamente as ações prescritas, ser batizado e encontrar-se em estado de graça.

Para lucrar a indulgência plenária deve detestar todo o pecado, mesmo o venial; deve realizar a obra prescrita; e deve cumprir as três seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa. A oração consiste em rezar pelo menos um Pai nosso e uma Ave Maria. Quem sabe pode rezar também o Creio ou alguma outra oração.

Com uma só confissão o fiel pode ganhar várias indulgências, mas com uma só comunhão e uma só oração alcança uma só indulgência plenária. Pode ganhar somente uma indulgência plenária por dia.

A confissão pode ser feita em vários dias antes ou depois da realização da obra prescrita. A comunhão e a oração sejam feitas possivelmente no dia da realização da obra.

Por Padre João Garbossa

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com