Aconteceu!
O Ano da Paz

O Ano da Paz

Diante da violência que cresce a cada dia em nosso país, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano da Paz com o objetivo de mobilizar o Brasil para a cultura da paz e da não violência. Iniciado no dia 30 de novembro de 2014, o Ano da Paz se estenderá até o Natal de 2015.

Não é possível que a violência continue a imperar em tantos recantos de nosso país. Não é possível que os índices que apontam as problemáticas de nosso país continuem a crescer nas estatísticas, das diversas pesquisas de opinião e de qualidade de vida dos brasileiros. É preciso que tomemos atitudes coerentes com a nossa fé e que possa crescer entre nós a Paz, o respeito, a verdade, a boa convivência entre os indivíduos e os grupos sociais.

Sem paz, o ódio será a voz mais forte a ditar os rumos da família. Não permitamos que as trevas sejam mais fortes que a luz. Comecemos a mudança em nós primeiro. Não é o outro que precisa mudar, mas sim nós. Não devemos esperar, mas comece por nós esta mudança. Se o outro não modificar o seu jeito de ser, nós podemos mudar o nosso coração. Não há mudança externa se não acontecer uma revolução interna da paz no coração.

O Papa Francisco, nos convida a refletir sobre uma das causas da violência no mundo, que é a escravidão humana. “Desejo convidar cada um, a realizar gestos de fraternidade a bem de quantos são mantidos em estado de servidão… Há alguns de nós que, por indiferença, porque distraídos com as preocupações diárias, ou por razões econômicas, fecham os olhos. Outros, pelo contrário, optam por fazer algo positivo, comprometendo-se nas associações da sociedade civil ou praticando no dia-a-dia, pequenos gestos como dirigir uma palavra, trocar um cumprimento, dizer bom dia ou oferecer um sorriso; estes gestos, que têm imenso valor e não nos custam nada, podem dar esperança, abrir estradas, mudar a vida de uma pessoa”.

Aproxime-se de Deus na oração diária. Celebre a liturgia com paz e amor. Seja para o outro aquilo que gostaria que ele fosse para você. O mundo em que vivemos somos nós que construímos.

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com