Aconteceu!

Nave Central

Corredor Central

A nave central, que é o corpo principal do templo, tem seu acesso feito através de 3 portas de madeira entalhada com as figuras de 4 anjos: 2 à direita com a inscrição “Regnum Justitiae” (Reino da Justiça) e 2 à esquerda com a inscrição “Amoris et Pacis” (Amor e Paz). No chão do corredor central, assentados em pastilhas multicoloridas, vemos a representação simbólica dos Sete Sacramentos, na seguinte seqüência: Batismo, Crisma, Confissão, Unção dos Enfermos, Matrimônio, Ordem (com a inscrição “Tu es Sacerdos in aeternum” – Tu és o eterno Sacerdote) e a Eucaristia.

Teto

No teto existem dois grandes painéis pintados: um de São José abençoando a cidade, e outro, de São Bernardo, quando diante de Nossa Senhora, ao dirigir à ela a saudação “Ave Maria”, ouviu a resposta “Ave Bernarde”. Estas pinturas foram executadas por F. Ramires, em 1963. Decorando o teto existem ainda rosáceas de 8 pétalas esculpidas em cedro num total de 247 peças, sendo 137 maiores (com uma rosa menor incrustada no centro) e 110 pequenas que completam as intercessões dos quadros.

Vitrais

Os vitrais a partir da entrada, pelo lado direito são: Nossa Senhora Aparecida; São Carlos Borromeu; Judith adentrando a tenda de Holofernes, o general inimigo de seu povo; Judith apresentando a cabeça degolada de Holofernes; Moisés com as tábuas dos Mandamentos; Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora, e a Assunção de Nossa Senhora. Os do lado esquerdo, são: Batismo de Cristo; Expulsão de Adão e Eva do paraíso; Coroação da Rainha Ester; Sant’Ana ensinando as leituras sagradas à Nossa Senhora Menina, sob o olhar de São Joaquim; e a Sagrada Família. No Coro, há um grande vitral com a figura de Santa Cecília, padroeira dos músicos.

Via Sacra

Os 14 quadros da Via Sacra, a partir da condenação de Cristo até seu sepultamento, foram executados no Rio de Janeiro em telas individuais pelo artista Pujol Sabaté, em 1960. É interessante observar que no alto dos quadros estão pintados ora o rosto de Nossa Senhora, ora a cruz, envoltos em um halo luminoso. O rosto de Maria aparece quando ela não está fisicamente junto de Cristo. É a representação da presença constante da mãe de Deus em todos os momentos da vida de seu filho, e por consequência, em nossas vidas. E a cruz luminosa no céu lembra que o sacrifício de Jesus é o sinal concreto da remissão dos pecados da humanidade. Em 1998 foram acrescentados mais dois quadros: “Jesus orando no horto” e a “Ressurreição”, pintadas por Pedro Lombardi.

Altares do Sagrado Coração de Jesus e São Bernardo

Próximo ao presbitério, o corredor central se abre em dois braços: um para o lado direito, onde fica o altar do Sagrado Coração de Jesus, sobre o qual está o vitral que lembra a devoção de Santa Margarida Maria de Alacoque ao Sagrado Coração. (Ao lado desse altar situa-se a secretaria da paróquia). O outro braço, do lado esquerdo, tem o altar de São Bernardo, no alto do qual está o vitral representando o santo em oração frente à Virgem Maria. (Ao lado desse altar, situa-se a sacristia). Na parte externa da igreja, sobre o altar do Sagrado Coração de Jesus está escrito em latim: “Et Sanctum Nomem Eius (E seu nome é santo), e sobre o altar de São Bernardo, também no lado externo, a frase “Magnificat Anima Mea Dominum” (A minha alma engrandece ao Senhor).

Colunas Centrais

As quatro colunas centrais de sustentação do templo são decoradas em cada face, de alto a baixo, com arabescos, flores, frutos e um anjo. Acima da cabeça de cada um dos anjos foi pintado um brasão com figuras:

  • Nas colunas do presbitério, a flor e a leoa do escudo da cidade de Brescia (Itália);
  • Na coluna do lado direito, o escudo de João Batista Scalabrini, e a representação simbólica dos migrantes e do Espírito Santo com os sete dons;
  • Na coluna do lado esquerdo, os escudos da Congregação dos Padres Carlistas, da Legião de Maria e da cidade de São Bernardo do Campo.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top