
por Redazione Ucos in News
Quatro pessoas e uma promessa. Estes são os primórdios da Congregação Scalabriniana, que comemora seu 132º aniversário em 28 de novembro de 2019.
Em 1887, o abençoado bispo de Piacenza fundou a congregação dos missionários de San Carlo para migrantes. Padre Chiarello, superior geral: “Cristo encontrou Scalabrini na estação.”
“131 anos se passaram desde que o Beato Giovanni Battista Scalabrini , diante do apelo de milhares de emigrantes, fundou nossa Congregação para acompanhá-los e apoiá-los na busca por uma vida digna.”
Junto às “caravanas permanentes e silenciosas” dos migrantes
A mensagem também lembra algumas das medidas tomadas em face do êxodo maciço de migrações para a América Central, como a reunião de 12 de novembro de 2018 em Tapachula, México, entre o Superior Geral e o Superior Provincial da Província de São João Batista e os confrades que trabalham na região, lares e centros de atenção aos migrantes no México, Guatemala e El Salvador.
Reunião em que os scalabrinianos “reafirmaram seu compromisso ao lado das caravanas permanentes e silenciosas” de milhares de migrantes da América Central e do México e deportadas dos Estados Unidos e do México que são acolhidas desde 1986, ano em que a Casa del Migrador de Tijuana.
Um compromisso que se traduz na tentativa constante de “encontrar sempre novos caminhos de evangelização e proximidade com migrantes, refugiados e marítimos, seguindo o itinerário proposto pelo Capítulo Geral.”