Células-tronco


Cleiton Fabiano Patrício

Células-tronco embrionárias X Células-tronco adultas:
Optar pela Vida! Quando se Origina a Vida?
De acordo com a própria constituição e com um acordo fixado na América Latina, o início da vida está na concepção, ou seja, na origem embrionária dos indivíduos, pois ali já se encontram características únicas daquela pessoa humana. Do ponto de vista teológico, ali já existe um ser com uma alma, que deve ser preservado.
Oque são Células-Tronco Adultas?
Estas células se encontram na coluna cervical dos adultos e possuem capacidade de transformação ou de auxílio às demais células do corpo. Existem hoje mais de 73 terapias em todo o mundo utilizando estas células.
O que são CélulasEmbrionárias?
Como o próprio nome diz, estas células se originam no embrião e podem ser tiradas tanto do líquido amniótico do bebê como do cordão umbilical. Pesquisas sobre essas células foram iniciadas 1998 nos EUA, mas ainda não se chegou a um tratamento eficaz com seu uso. Uma vez que o embrião é usado para a extração de tais células, ele é descartado por não ser mais aproveitável.
Fertilização artificial
A Igreja, sábia detentora do conhecimento de Cristo e amante da vida, não concorda com a fertilização assistida ou com qualquer outro meio de fertilização que não o seja natural, pois o amor entre o casal deve ser a fonte de vida daquele indivíduo.
Como funciona a inseminação artificial?
Os materiais genéticos da mulher e do homem são recolhidos em clínicas especializadas. Nestas clínicas, os óvulos são fecundados in vitro (técnica de manipulação de processos biológicos fora do ambiente vivo) e, por estimulação hormonal, são recolocados na mulher, onde ficam para serem gerados como ocorre em uma gravidez normal. Entretanto, é um processo de tentativa e erro, no qual são criados muitas vezes mais de 10 embriões para que um “dê certo”. Os demais embriões, segundo a Lei de Bioética, são descartados depois de 3 anos, por serem considerados impróprios para a fertilização, sendo doados pelos pais para as devidas pesquisas.
Conseqüênciasda Fertilização in Vitro
Perigo na Gestação - Quando se faz a inseminação artificial, vários óvulos de uma mulher são fecundados pelos espermatozóides. Algumas vezes, cerca de 10 óvulos são fecundados para que surjam os embriões humanos. Desses, aproximadamente cinco podem ser implantados na mulher para a gravidez acontecer. É possível que nenhum dos embriões se desenvolva, mas também é possível que todos eles sobrevivam. Quando acontece isso, para que não aconteça uma “gravidez de alto risco”, é feita a “redução embrionária”; ou seja, são eliminados (abortados) um ou dois embriões indesejados, aqueles que possuem menos condições de se desenvolverem bem.
PerigosGenéticos– Existe a possibilidade de que pessoas possam ser mudadas geneticamente, mesmo antes de nascer, com a finalidade de trazer benefícios tais como a mudança de cor de cabelo, olhos, etc. Isto seria um caos do ponto de vista humano, mas, muitos geneticistas famosos não descartam esta possibilidade. SobrasEmbrionárias– Muitos cientistas afirmam que o material embrionário coletado para tais pesquisas é retirado de embriões que sobraram de inseminações artificiais, congelados por mais de três anos. Entretanto, segundo o jornal Folha de São Paulo, já aconteceu de uma criança ter nascido a partir de um embrião congelado há oito anos.
Porque ser contra aspesquisascom células-tronco embrionáriase a favor daspesquisascom células-tronco adultas?
O início da vida ocorre no momento da concepção.
As pesquisas com células tronco estão cada vez mais avançadas, principalmente depois do final do Projeto Genoma. O próprio cientista que iniciou tais pesquisas nos EUA com células embrionárias utiliza atualmente células-tronco adultas. Com estas, chegou-se a mais de 73 terapias comprovadas e em uso em todo o mundo.
Um dos fatores que também justifica a não utilização de células embrionárias é o fato de que o líquido amniótico do bebê e o cordão umbilical possuem tais células, descartando a necessidade de utilização dos embriões. “Quer ser Cristão, opte pela Vida e ame seu próximo!”

Cleiton é voluntária da Pastoral da Comunicação