Aconteceu!

Infância Missionária

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.

Qual a sua finalidade?

Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crian­ças”. São crianças em favor de outras crianças.

Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

Objetivos
O fato de salvar da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e serem batizadas fez com que o novo projeto de Dom Carlos despertasse a simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal.Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador:

– salvar as crianças da miséria e da morte;
– batizá-las e educá-las como cristãs;
– prepará-las para serem apóstolos de outras crianças orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à atividade de educadores com espírito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se nesse movimento de solidariedade universal.

A Infância e Adolescência Missionária propõe-se:

  1. Ajudar pais, educadores, catequistas e assessores a despertar, progressivamente, nos meninos e meninas a consciência missionária universal, por meio de um plano de formação adequada para cada idade, com reuniões semanais, levando a compromissos missionários e testemunhando seu protagonismo na evangelização e na solidariedade.
  2. Suscitar e promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões e das Igrejas mais necessitadas em todo o mundo.
  3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, pois o conhecimento da vida e das necessidades das outras crianças suscita, necessariamente, o anseio de conhecer e amar a todos como irmãos e irmãs e de anunciar Jesus, para os que ainda não o conhecem.
  4. Promover a cooperação espiritual por meio da oração, sacrifícios e testemunho de vida. A criança missionária, como Jesus, “primeiro faz, depois anuncia”.
  5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de privações e mortificações pessoais, para as crianças necessitadas de todo o mundo.

Na sua finalidade educadora e em seus métodos e organização, a Infância e Adolescência Missionária adapta-se às necessidades locais e integra-se na ação pastoral e evangelizadora das Igrejas particulares, infundindo-lhes ardor missionário e abrindo horizontes de universalidade.

A Infância e Adolescência Missionária é uma escola do seguimento de Jesus, porque leva a criança a tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus, escutando, meditando e vivendo a Palavra de Deus e anunciando Jesus.

Ensinar as crianças a viver como Cristo viveu, a praticar o amor para com Deus e com os irmãos e a serem já missionários em seu ambiente.

Principais atividades desenvolvidas na paróquia

  • Atividades rápidas com as crianças com o objetivo de falar um pouco mais sobre Jesus e o Evangelho do dia.  

Dia e horário dos encontros

  • Os encontros com as crianças que participam da Infância Missionária acontecem todos os domingos às 10h00, depois da missa das 09h00, na Sala 6.

Como as pessoas interessadas podem participar e colaborar

Contatos da coordenação

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top