Aconteceu!

Ide por todo o mundo

O mundo necessita de uma mensagem de esperança e de paz. Quem poderá dar esta mensagem? Quem a levará? Sem dúvida é Jesus e os que nele acreditam. Aparentemente as pessoas não precisam mais de mensagem e mensageiros de uma esperança que dê sentido à vida. Mas na realidade nunca foi tão necessária como hoje, tanto a mensagem como os mensageiros de esperança.

A Igreja é missionária por sua natureza. Jesus enviou os apóstolos em missão: “Ide por todo o mundo proclamar o Evangelho...” (Mc 16, 15); “Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações...” (Mt 28, 19). Os apóstolos a partir de Pentecostes iniciam a caminhada missionária da Igreja. Assim, a Igreja, mais que ser missionária, ela mesma é uma comunidade em permanente missão a favor do Reino de Deus anunciado e iniciado por Jesus!

Neste mês de outubro nosso pensamento esteve voltado para a missão, e nos impeliu a sermos cristãos abertos à missão. O Papa Francisco insiste em uma Igreja “em saída”. Nada de fechamento sobre si mesma. Os bispos reunidos em Aparecida deixaram escrito: “Uma paróquia, comunidade de discípulos missionários, requer organismos que superem qualquer tipo de burocracia. Os Conselhos Pastorais terão de estar formados por discípulos missionários constantemente preocupados em chegar a todos. O Conselho de Assuntos Econômicos junto a toda a comunidade paroquial, trabalhará para obter os recursos necessários, de maneira que a missão avance e se faça realidade em todos os ambiente” (Apd n.203).

Aí está o apelo para que todos os nossos ambientes cristãos sejam animados por uma comunhão missionária, um desejo muito grande de levar ao mundo a mensagem de esperança que Jesus quer transmitir. E esta mensagem consiste no amor incondicional de Deus para com todos os seres humanos, para com toda a criação.

Queremos uma Igreja que esteja em estado permanente de missão, usando a expressão do papa Francisco: “Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20).

Em recente pesquisa encomendada pela Diocese de Santo André, pesquisa realizada pela USCS, pudemos avaliar a ação da Igreja e sua incidência na vida da população do Grande ABC. A Igreja Católica esteve presente aqui desde o início do povoamento desta Região e acompanhou seu desenvolvimento. Neste momento atual ela está revendo sua caminhada por meio do seu Sínodo Diocesano. Este Sínodo, que quer dizer caminhar juntos, é um momento único de avaliação e retomada de vigor para sempre recomeçar sua tarefa.

Queremos reafirmar nosso compromisso com o anúncio dos valores humanos e cristãos quais sejam a justiça e a paz, a fim de que nossa tarefa evangelizadora seja um contributo eficaz na realização e promoção da vida de tantas e tantas pessoas que depositam sua esperança em Cristo e desejam viver esta esperança em comunidade, em Igreja.

Artigo escrito por Dom Pedro Carlos Cipollini para o Jornal Diário do Grande Abc.

O post Ide por todo o mundo apareceu primeiro em Diocese de Santo André.

Fonte: Diocese de Santo André

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top