Aconteceu!
Festa da Padroeira no Ano Santo da Misericórdia

Festa da Padroeira no Ano Santo da Misericórdia

Caríssimos Irmãos e Irmãs,

com grande alegria estamos nos aproximando aos dias da grande festa da nossa querida Padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. Não é mais uma festa; é a grande festa: expressão bonita da nossa pertença a esta comunidade e momento oportuno para renovar a nossa devoção e o nosso carinho para com Maria, a nossa Mãe e Mãe de Jesus.

Sim, somos Igreja de Jesus Cristo e queremos ser cada vez mais igreja viva; nos orgulhamos de ter uma devoção toda especial com Maria, Ela que é o caminho seguro que nos leva a Jesus. É nesta ocasião que queremos renovar o nosso espírito de comunidade, sendo como o Papa Francisco nos pede: uma “comunidade acolhedora”, “igreja em saída”, indo ao encontro dos irmãos, tanto daqueles que não conhecem o caminho da igreja, quanto daqueles que se afastaram. O Papa falava para os jovens de “não ficar no sofá”, e certamente fala para todos nós para não sermos cristãos acomodados, e sim, assumirmos o nosso compromisso de vivermos a nossa missão de batizados com ânimo e alegria. Com o Papa percebemos pelos seus gestos, pelas suas palavras e pelo seu testemunho transparente e coerente de vida, como a Igreja é bela e quanto caminho ainda nos resta a fazer para nos identificarmos com ela e com sua missão que é a nossa também.

As propostas para a celebração dos festejos são: novena, missas e procissão. Porém se tudo isso não nos leva a um crescimento na fé, na prática religiosa e na vida fraterna, de nada adiantam as nossas celebrações que se tornariam vazias e inúteis.

Portanto:

De 25 de agosto até 2 de setembro: novena às 19h com missa, pregação, invocação a Nossa Senhora e bênção especial.

            Dia 3 de setembro: missa às 16h e em seguida festa social na quadra

Dia 4 de setembro: 8h missa na paróquia Santa Terezinha presidida pelo Bispo Diocesano Dom Pedro e Procissão com a Imagem da Padroeira acompanhada por todo o nosso povo e os tradicionais carroceiros. Missas no horário dos domingos e na parte da tarde, festa social na quadra atrás da igreja.

Meus caros irmãos, recebamos com carinho esse convite, sintamo-nos todos convidados a participar, no espírito e no clima do Ano Santo da Misericórdia e sabendo que estamos preparando para o ano próximo o ano centenário da procissão dos carroceiros.

Recordo que o Ano Jubilar da Misericórdia está para terminar. Que não aconteça que tenha passado despercebido de nossa parte. Estamos ainda em tempo para celebrar os sacramentos da confissão e da comunhão e passar pela Porta Santa que, por singular privilégio, está ao nosso alcance aqui em nossa Basílica. O recado que temos que levar conosco, seja a prática das obras de misericórdia, como nos disse o lema do ano Santo: “Misericordiosos como o Pai”.

Questionemo-nos: O que posso ainda fazer para aproveitar bem esses últimos meses do Ano Jubilar? Como vou participar da Novena da festa da Padroeira?

A liturgia desses domingos nos convidava à vigilância: pois bem, sejamos vigilantes, porque este é um tempo oportuno, tempo de Graça, tempo de conversão, de vida e coração novos.  Perceberemos logo os frutos benéficos!

Um abraço a todos com muita amizade!                            P. Giuseppe

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top