Aconteceu!

Família Vicentina celebra 400 anos de fundação

Superior geral da congregação sugere quatro projetos para a vivência do Ano Jubilar

Da redação, com Rádio Vaticano

familia vicentina 400 anos - RadioVaticano

A Família Vicentina celebra, este ano, o quarto centenário do nascimento de seu carisma de serviço aos pobres.

A congregação está presente nos cinco continentes com uma grande variedade de ministérios: missões, obras de assistência médica, atenção aos sem-teto, refugiados, crianças abandonadas, mães que sustentam suas famílias, e a favor da educação, formação, promoção e desenvolvimento das obras. 

Atualmente, a Família Vicentina possui 225 ramos de várias comunidades de vida consagrada e associações laicais em mais de 80 países do mundo. Dentre os ramos mais importantes e conhecidos estão a Associação Internacional da Caridade (AIC), a Congregação da Missão, as Filhas da Caridade (fundadas por Santa Luísa de Marillac), a Sociedade de São Vicente de Paulo (fundada pelo Beato Frederico Ozanam), a Associação da Medalha Milagrosa, a Juventude Vicentina Mariana (JMV), os seculares Lazaristas (MISEVI), as Irmãs Missionárias da Caridade de Santa Joana Anthida Touret e outros ramos. 

Projetos para o Ano Jubilar

O Superior Geral da Congregação da Missão e da Companhia das Filhas da Caridade, padre Tomaž Mavrič, incentivou a viver este ano jubilar, partilhando a experiência de quatro projetos comuns: 

– A peregrinação da relíquia do coração de São Vicente de Paulo que teve início nesta quarta-feira, 25, em Folleville, na França, e visitará todos os países onde a Família Vicentina está presente.

– A implementação de um projeto mirado a envolver todos os ramos da Família Vicentina em favor dos estrangeiros, refugiados, sem-teto e migrantes deslocados. 

– Um simpósio internacional sobre a atualidade do carisma da missão e caridade, que se realizará, em Roma, de 13 a 15 de outubro deste ano. Após o encontro a Família Vicentina será recebida pelo Papa Francisco. 

– O International Film Festival, concurso internacional focalizado na vida de São Vicente de Paulo.

Um pouco da história

O ano de 1617 é importante na vocação de São Vicente de Paulo por dois motivos: 25 de janeiro, festa da Conversão de São Paulo, o Santo pregou o primeiro sermão da missão, em Folleville, na França, depois de ouvir a confissão de um agricultor em fim de vida que lhe fez entender o abandono espiritual em que viviam os pobres das áreas rurais. 

Em agosto daquele ano, em sua experiência de pároco em Châtillon, se encontra face a face com a pobreza e a miséria que transformará a vida do Santo da Caridade. 

Vicente de Paulo percebe que era necessário educar as pessoas, torná-las conscientes de sua dignidade, elevá-las como seres humanos e ensiná-las a verdade do desígnio de Deus. 

Os acontecimentos de Folleville e Châtillon marcaram, em 1617, o início do carisma vicentino que prossegue hoje um caminho de 400 anos de serviço aos pobres, seguindo o exemplo de seu fundador São Vicente de Paulo, padroeiro universal das Obras de caridade.

O post Família Vicentina celebra 400 anos de fundação apareceu primeiro em Notícias.

Fonte: Canção Nova

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com