Aconteceu!

Fachada

A igreja de estilo romântico/colonial, tem sua fachada inspirada na Basílica de Santa Francesca Romana, também conhecida como Santa Maria Nova, na região do Coliseu na cidade de Roma, Itália. Rica em detalhes, apresenta dois painéis de terracota em alto relevo, de São Bernardo e de Nossa Senhora da Boa Viagem, modelados por A. J. M. Van Well, além de quatro estátuas com 2,70m de altura: São Pedro, São Paulo, Santa Helena e São Carlos Borromeu, executadas pelo escultor Oliani.

Na altura do triângulo, estão os símbolos Papais: Tiara, Báculo e Cruz. A fachada conta ainda com as seguintes inscrições em latim:· “Beatam me dicent omnes” (Bem-aventurada me dirão todas as gerações)“D.O.M.” = Deo Optimo Maximo (Ao Deus Todo Poderoso). Os três portões de entrada são de ferro trabalhado, o chamado “ornato” em serralheria. Na calçada junto à porta central, em pedras portuguesas, estão representadas a coroa e a medalha milagrosa de Maria Santíssima.

Ainda no adro, junto à escadaria, também em pedras portuguesas, está o sinete* do município: escudo com a cruz patriarcal de São Bernardo (com dois braços transversais) sobreposta à cruz de Santo André (em forma de X), encimado pela coroa mural, e tendo embaixo a divisa “Paulistarum Terra Mater” (Terra Mãe dos Paulistas)**.

*SINETE – um tipo de carimbo para imprimir no papel, no lacre, etc., assinatura, monograma, brasão, etc. de uma instituição ou pessoa.

** LEIS MUNICIPAIS (SBC) nº 251, de 20/12/1926 e nº 180, de 23/10/1952.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top