Aconteceu!

Deus faz a história e a corrige quando o homem erra, diz Papa

Francisco pediu que fiéis confiem em Deus mesmo nos momentos difíceis, pois Deus faz a história sempre caminhando com seu povo

Da Redação, com Rádio Vaticano

Na Missa desta quinta-feira, 18, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco se concentrou na história da salvação. Ele destacou a necessidade de confiar em Deus mesmo nos momentos obscuros, mesmo sem entender, pois Deus caminha com o homem e corrige o caminho quando a pessoa erra.

Francisco preside Missa na Casa Santa Marta / Foto: L'Osservatore Romano

Francisco preside Missa na Casa Santa Marta / Foto: L’Osservatore Romano

Francisco disse que a salvação da humanidade não é uma “salvação de laboratório”, mas é histórica; Deus quis salvar o homem e fez um caminho junto com o seu povo. O Papa observou que não há, portanto, salvação sem história.

“Deus faz a história, também nós fazemos a história; e quando nós erramos, Deus corrige a história e nos leva adiante, sempre, caminhando conosco. Se não temos isso claro, nunca entenderemos o Natal! Nunca entenderemos a Encarnação do Verbo! Nunca! É toda uma história que caminha. ‘Padre, essa história terminou com o Natal? ‘Não! Ainda agora o Senhor nos salva na história e caminha com o seu povo’”.

Confira
.: Outras homilias do Papa Francisco

Nesta história, disse o Papa, há os eleitos de Deus, aquelas pessoas que Ele escolhe para ajudar o seu povo a seguir adiante, como Abraão, Moisés, Elias. Para eles, há momentos brutos, escuros, de cansaço; mas Deus os incomoda para que façam história e muitas vezes os fazem seguir por caminhos que não querem. Como exemplo, Francisco citou Moisés e Elias que, a certo ponto, desejaram morrer, mas depois confiaram em Deus.

O Evangelho do dia fala de outro momento bruto na história da salvação: quando José descobre que Maria, sua esposa prometida, estava grávida. Francisco disse que, nesses momentos, as pessoas eleitas precisam levar os problemas nos ombros, mesmo sem entender, para que façam a história. E assim fez José, que confiou em Deus.

“Fazer história com o seu povo significa para Deus caminhar e colocar à prova os seus eleitos”, disse o Papa, lembrando que, no final, Deus os salva. O Santo Padre incentivou os fiéis a se colocarem nas mãos de Deus e mencionou qual é o ensinamento dessas pessoas que foram eleitas:

“Que Deus caminha conosco, que Deus faz história conosco, que Deus nos coloca à prova e que Deus nos salva nos momentos mais brutos, porque é nosso Pai. Que o Senhor nos faça entender este mistério do seu caminhar com o seu povo na história, do seu colocar à prova os seus eleitos e a grandeza de coração dos seus eleitos, que tomam sobre si as dores, os problemas, mesmo a aparência de pecadores – pensemos em Jesus – para levar a história adiante”.

Fonte: Canção Nova

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com