Aconteceu!
“Concerto de órgão de tubos com o renomado organista italiano Salvatore Pronesti, especializado em música barroca e improvisação”.

“Concerto de órgão de tubos com o renomado organista italiano Salvatore Pronesti, especializado em música barroca e improvisação”.

Venha prestigiar o Concerto de Órgão com o organista italiano Salvatore Pronesti.

Dia: 28/10/2018 às 20h  (Domingo)

Local:  Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem.

Padre Lustosa, 292 – Centro, São Bernardo do Campo – SP, CEP: 09710-120

ENTRADA FRANCA

Como parte do repertorio, grandes marchas sinfônicas, famosos temas do cinema, improvisações com temas de J. S. Bach, e duetos com cantores convidados.

Salvatore Pronesti estudou órgão com Luigi Celeghin, participando dos cursos avançados realizados em Lanciano pelo mesmo professor. Ao mesmo tempo, frequentou alguns cursos de musicologia no Instituto de Paleografia e Filologia Musical da Universidade de Pavia, em Cremona.

Durante este período, aprofundando as técnicas construtivas do instrumento nas várias escolas de órgãos Lombard, ele abriu sua “Bottega Organaria” em Cremona em 1993 para a construção, restauração e manutenção de órgãos de tubos.

De 1994 a 1996, ele foi afinador técnico da empresa “Cav. Giuseppe Ruffatti “em Albignasego, Pádua, colaborando na instalação de numerosos instrumentos.

Em 1997 mudou-se para a Calábria, para Sant’Onofrio (Vibo Valentia), onde estabeleceu a sede de artesanato tornando-se uma empresa confiável da Superintendência da Calábria para a restauração de órgãos históricos.

Em 2004, durante os dez anos de operação, o “Bottega Organaria” de Pronesti constrói e instala em sua própria sede, um grande órgão de 36 registos, divididos por quatro corpos de som controladas por um notável console esculpido. Desde o dia de abertura deste instrumento, realizam-se concertos regulares realizados por prestigiados organistas e renomados instrumentistas.

Uma rica coleção de instrumentos de teclado, incluindo cravos finos e órgãos positivos, compõem o que há de melhor em equipamento para o desempenho da música antiga.

Em 2006, pelos méritos adquiridos e pelos resultados alcançados, dada a produção e qualidade dos produtos produzidos, o Conselho Regional da Calábria atribui aos instrumentos da Bottega Organaria à Marca de Origem e Qualidade, inserindo a mesma empresa no Registro. Especial das Empresas de Excelência Artesanal da Região da Calábria.

Finalmente, em 2007, a mesma autoridade regional deu ao maestro Salvatore Pronestì o título de Mestre Artisan, com o direito de iniciar e treinar seus próprios aprendizes em seus laboratórios.

Múltiplos trabalhos concluídos: novos órgãos realizados de acordo com metodologias e configurações tradicionais até a implantação de instrumentos através de técnicas modernas, restaurações escrupulosas e cuidadosas de órgãos antigos, assistência contínua e programada, e serviço de manutenção a inúmeros instrumentos no território nacional.

Ele é frequentemente convidado em várias conferências de prestígio como palestrante especialista em Organologia e prática de construção da tradição italiana.

Ele tem inúmeros mestrados e reuniões, muitas vezes dirigidos aos alunos das classes de órgãos e enfocando os conhecimentos teóricos e práticos da construção de órgãos, com experiências diretas dentro de sua própria Bottega.

Juntamente com o trabalho de artesão tem uma intensa atividade de concerto, muitas vezes inaugurando seus instrumentos, novos ou restaurados.

Como organista ele é particularmente apreciado em improvisações de diferentes estilos, assim como nas transcrições e elaborações inéditas de órgão de marchas sinfônicas de bandas tradicionais, peças de ópera, música para filmes e temas populares.

Ele realizou concertos em importantes festivais nacionais e internacionais, incluindo:

BÉLGICA:

– Bruxelas (2015, 2016, 2017)

  • Bruges (2016)
UCRÂNIA:
  • Odessa (Odessa Music Fest, 2016, 2017)
  • Odessa (Concerto de Natal, janeiro de 2017)
  • Odessa (agosto de 2018)
  • Philharmonic Kmelnivsky (Outubro de 2016, Janeiro de 2017, agosto 2018)
  • Philharmonic Chernivsky (Outubro de 2016, Janeiro de 2017, agosto 2017, novembro 2017 de concertos para a Universidade, agosto de 2018)
  • Rivne Philharmonic (Abertura Festival de órgão, Janeiro de 2017, julho 2018)
  • Kharkiv Philharmonic (Schuke Abertura do novo órgão, em janeiro de 2017, agosto 2018)
  • Lviv Philharmonic (Festival de Órgão, julho de 2017)
ALEMANHA:
  • Augsburg (agosto de 2017, agosto de 2018)
  • Leipzig – NikolaiKirche
  • Festival Orgelherbst 2018
PORTUGAL:
  • Porto (maio 2017)
  • Guimarães (maio 2017)
POLÔNIA:
  • Zielona Góra (julho 2017)
CANADÁ:
  • Montrèal (setembro de 2017)
FRANÇA:
  • Paris (janeiro de 2018)
BRASIL:
  • Curitiba (janeiro de 2018)
SUÍÇA:
  • Gland (fevereiro de 2018)

Já Mestre de Capella da Catedral de Vibo Valentia, foi posteriormente nomeado para o cargo de organista na catedral da sua diocese, Mileto- NicoteraTropea.

 

 

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top