Aconteceu!
Concerto de Órgão com o organista ALEXANDRE RACHID

Concerto de Órgão com o organista ALEXANDRE RACHID

A Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem convida a toda comunidade para o Concerto de Órgão que será realizado em nossa paróquia, no dia 30 de julho (domingo) , às 20h. Não deixe de prestigiar! Entrada gratuita!

Organista Alexandre Rachid Renomado Organista, Pianista e Compositor, nascido no Rio de Janeiro. Professor adjunto de Órgão na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Bacharel e Mestre em Órgão da UFRJ, com tese sobre a “Messe de La Pentecôte” de Olivier Messiaen, para Órgão, na classe da Professora Dra. Gertrud Mersiovsky. Bacharel em Composição na classe da Professora Dra. Marisa Rezende. Medalha de Ouro em Órgão pela UFRJ, com louvor e por unanimidade. Finalista do Concurso Internacional de Improvisação ao Órgão e ao Piano, de Montbrison na França.

Compôs a obra “Ave Maria” para Coro e Orquestra, para ser executada por casião  da vinda do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, que foi executada em estreia mundial no dia 30 de Junho de 1997 com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ e Coro da Universidade Católica de Petrópolis, sob a regência de Ernani Aguiar.

Participou do Concurso Internacional “Queen Elisabeth”, na Bélgica, com a obra “Rondó Brilhante” para Piano e Orquestra, com estreia mundial pela Orquestra Sinfônica da UFRJ no dia 23 de Outubro de 2000, sob a regência do Maestro André Cardoso.

Sua obra “Variações sobre um Tema Chinês”, para Piano, foi estreada na China, no Grande Teatro da Universidade de Pequim, no dia 07 de Novembro de 2007, pela Pianista Brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun e foi estreada no Brasil no dia 24 de Agosto de 2012, 6a Feira as 17:00hrs, com transmissão ao viso pela Rádio MEC do Rio de Janeiro, no Programa Sala de Concerto, com direção de Lauro Gomes.

Doutor em Composição na UNIRIO, orientado pelo renomado Compositor Prof. Dr. Ricardo Tacuchian, compôs o 1o Concerto para Órgão e Orquestra do Brasil, estreado no dia 11 de Agosto de 2014 por ocasião do 166o (Centésimo sexagésimo sexto) Aniversário da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em comemoração aos 60 anos da Inauguração e Instalação do Órgão Tamburini no Salão Leopoldo Miguez, desta mesma instituição.

Em 2014 compôs também a obra para Piano “Variações sobre o tema dos barqueiros do Rio Volga” para o recital de reabertura da Sala Cecília Meireles pelo Pianista Giulio Draghi, realizado em 31 de Outubro desse mesmo ano.

 

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top