Aconteceu!

Infância Missionária

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi fundada por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, França, em 19 de maio de 1843. Carlos Forbin Janson sempre se interessou muito pela realidade e evangelização dos povos. Já na adolescência manteve estreita ligação com os missionários da China. Seu desejo era ir à China e ser missionário com os missionários.

Qual a sua finalidade?

Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: “Crianças ajudam e evangelizam crian­ças”. São crianças em favor de outras crianças.

Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

Objetivos
O fato de salvar da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e serem batizadas fez com que o novo projeto de Dom Carlos despertasse a simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal.Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador:

– salvar as crianças da miséria e da morte;
– batizá-las e educá-las como cristãs;
– prepará-las para serem apóstolos de outras crianças orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à atividade de educadores com espírito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se nesse movimento de solidariedade universal.

A Infância e Adolescência Missionária propõe-se:

  1. Ajudar pais, educadores, catequistas e assessores a despertar, progressivamente, nos meninos e meninas a consciência missionária universal, por meio de um plano de formação adequada para cada idade, com reuniões semanais, levando a compromissos missionários e testemunhando seu protagonismo na evangelização e na solidariedade.
  2. Suscitar e promover o espírito missionário universal entre as crianças, levando-as a partilhar sua fé e os meios materiais com as crianças das regiões e das Igrejas mais necessitadas em todo o mundo.
  3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, pois o conhecimento da vida e das necessidades das outras crianças suscita, necessariamente, o anseio de conhecer e amar a todos como irmãos e irmãs e de anunciar Jesus, para os que ainda não o conhecem.
  4. Promover a cooperação espiritual por meio da oração, sacrifícios e testemunho de vida. A criança missionária, como Jesus, “primeiro faz, depois anuncia”.
  5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de privações e mortificações pessoais, para as crianças necessitadas de todo o mundo.

Na sua finalidade educadora e em seus métodos e organização, a Infância e Adolescência Missionária adapta-se às necessidades locais e integra-se na ação pastoral e evangelizadora das Igrejas particulares, infundindo-lhes ardor missionário e abrindo horizontes de universalidade.

A Infância e Adolescência Missionária é uma escola do seguimento de Jesus, porque leva a criança a tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus, escutando, meditando e vivendo a Palavra de Deus e anunciando Jesus.

Ensinar as crianças a viver como Cristo viveu, a praticar o amor para com Deus e com os irmãos e a serem já missionários em seu ambiente.

Principais atividades desenvolvidas na paróquia

  • Atividades rápidas com as crianças com o objetivo de falar um pouco mais sobre Jesus e o Evangelho do dia.  

Dia e horário dos encontros

  • Os encontros com as crianças que participam da Infância Missionária acontecem todos os domingos às 10h00, depois da missa das 09h00, na Sala 5

Contatos da coordenação

 

Cantata de Natal – parte II

Emanuel – Ele vem! Representar o presépio, segundo Papa Francisco, é como testemunhar um “Evangelho vivo”, é poder tocar a humildade/pobreza que Deus escolheu para si. Viver e repropor a beleza e a fortaleza da fé, que nos impulsiona a “sentir” a simplicidade da manjedoura e os incômodos da Família de Nazaré por não terem o necessário a um recém-nascido. ... Leia Mais »

Tempo de Graça… Bendito seja Deus

A Sagrada Escritura nos revela no Antigo Testamento que existe um tempo para cada coisa: tempo para nascer, tempo para morrer, tempo para plantar e tempo para arrancar, tempo para rir e tempo para chorar… (Ecl. 3,1-8). Chegar ao final do 2019, é também um tempo para agradecer, e iniciando o 2020, podemos ficar convencidos de que nos encontramos em ... Leia Mais »

casinos

Almost everyone has everything necessary for such leisure – a computer and the Internet. Online slots machines are available around the clock. If you are already familiar with BetSoft games, then you already know about their schedule and settings. As the name implies, the themes of this 30-reel video slot include prehistoric times with a cool caveman as the main character ... Leia Mais »

Cantata de Natal – Advento Esperança Naquele que vem.

Nossa cantata de Natal começou no último domingo (15) nos motivando a entrar no espírito do Advento refletindo sobre a Esperança Naquele que vem. Viver o advento é um ato de fé, é acreditar que a esperança supera todas as desventuras humanas, se sobressai à nossa realidade de criaturas, porque na nossa pequenez esperar é o que dá suporte e alento à ... Leia Mais »

Tempo de Advento, tempo de espera e preparação

O tempo passa e cada dia estamos mais perto da grande celebração do “Natal”. O Filho de Deus encarnado, na figura de uma criança, nos deixa transparecer o amor infinito de Deus por toda a humanidade. O espírito do Advento se apresenta como uma oportunidade de conversão, pois a voz do Batista nos exorta a “preparar os caminhos”, deixando pronto ... Leia Mais »

Missão no Peru

    Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, Que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos. (Ef. 2-10)     Nossa Basílica se alegra e agradece em oração pelo sim e disponibilidade de nossas jovens Camila e Suelen que no último dia 10 partiram para o Peru com a missão de ajudar os ... Leia Mais »

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com