Aconteceu!

Cardeal levará solidariedade da Igreja a refugiados no Iraque

Em visita ao Iraque, Cardeal Angelo Scola levará solidariedade da Igreja em Milão aos cristãos perseguidos; coleta de fundos procura ajudar famílias refugiadas em Erbil

Da Redação, com Rádio Vaticano

Cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão - Foto: Arquivo CN

Cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão – Foto: Arquivo CN

No próximo dia 19, o arcebispo de Milão, Cardeal Angelo Scola, visita a cidade de Erbil, no Iraque, para levar a solidariedade da Igreja em Milão aos cristãos perseguidos e obrigados a fugir de suas terras. A visita se insere no contexto de sua viagem ao Líbano e Iraque entre os dias 16 e 20 deste mês.

Cardeal Scola e a Caritas de Milão promovem uma coleta de fundos para ajudar milhares de famílias refugiadas que se encontram em Erbil, capital do Curdistão iraquiano. A população sofre após a conquista de Mosul e povoados da Planície de Nínive, no norte do Iraque, pelo Estado Islâmico.

A Cúria de Milão ressalta que as condições de vida nos campos de refugiados de Erbil são precárias. Há quase um ano se vive em tendas montadas nos pátios das igrejas ou em alojamentos improvisados. Nos campos de Erbil, Dohuk e Zakho, as crianças precisam de assistência, cuidados médicos, atividades educacional e escolar.

“No ano passado, mais de 125 mil cristãos foram obrigados a fugir de seus povoados porque permaneceram cristãos e recusaram as condições impostas pelo Estado Islâmico. Tiveram de abandonar seus povoados de noite, na escuridão. Muitos deles percorreram o caminho do calvário durante longas horas, depois de deixar tudo para trás. Hoje, temos famílias que vivem graças à caridade dos outros”, relata o bispo de Erbil, Dom Bashar Warda, em uma mensagem enviada a Milão.

A visita do cardeal à região é uma resposta a dois convites: o primeiro do Patriarca de Antioquia dos Maronitas, Cardeal Béchara Boutros Raï, para intervir nos trabalhos do Sínodo dos Bispos libaneses sobre a presença cristã no Líbano e Oriente Médio e sobre o tema da família com a Comissão Episcopal das dioceses.

O segundo convite foi feito pelo Patriarca de Babilônia dos Caldeus, Dom Louis Raphaël I Sako, para visitar os campos de refugiados no norte do Iraque.

Fonte: Canção Nova

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com