Aconteceu!

Batistério

É um recinto, logo à entrada da igreja, do lado esquerdo, onde antigamente se faziam os batizados. Hoje é ocupado pela livraria.

Entrando pelo seu portão de ferro trabalhado (“ornato”), temos no centro a pia batismal em mármore com detalhes em bronze, e em suas paredes e teto, as pinturas executadas por Pujol Sabaté em 1951.

Na parede à direita temos a representação da “circuncisão do Menino Jesus”, com a inscrição em latim: “Ut circuncideretur puer” (Para que o menino seja circuncidado); à esquerda “Moisés salvo das águas”, e a frase “Vocaiutque nomem ejus Moyses” (Foi chamado com o nome de Moisés”); frente à pia, “Jesus Cristo ressuscitado”, e em latim “Redemisti nos sanguine tuo” (Fomos redimidos pelo teu sangue), e na quarta parede, Nicodemos visita Jesus, e “Nicodemum edocet Jesus de renascendo” (Jesus instrui Nicodemos como deve renascer).

Nos cantos da parte superior foram pintadas as figuras dos quatro evangelistas: Marcos, Mateus, Lucas e João, e em toda volta do alto das paredes, está inscrita a frase bíblica: “Nisi qui renatus fuerit ex aqua et Spiritu Sancto non postest introire, in regnum” (Quem não renascer da água e do Espírito Santo, não entrará no reino). No teto abobodal estão as figuras de quatro anjos, e em suas mãos, as frases:

  • “Veni Sante Spiritus” (Vem ó Espírito Santo)
  • “Rida quod est orridum” (Rega o que está seco)
  • “Lava quod est sordidum” (Lava o que está sujo)
  • “Sana quod est saucium” (Corrige o que está errado)

E no centro do teto, ladeando a luminária, as figuras do Espírito Santo, a âncora, a cruz e o Sagrado Coração.

No vitral do batistério, a figura do Sagrado Coração de Jesus.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top