Aconteceu!

A beleza salvará o mundo

Neste mês celebramos o mistério Pascal. A Semana Santa que se inicia com o Domingo de Ramos. Neste dia temos em Santo André um encontro especial com a juventude da Diocese. Momento maravilhoso de entusiasmo e esperança. Esta celebração nos introduz nos mistérios da vida de Jesus que vamos vivenciar: Ele é o Messias pobre, manso e humilde de coração. Vencerá pelo amor capaz de dar a vida e não pela força e poder dominador.

No Tríduo Pascal somos chamados a entrar mais fundo no mistério de Cristo, envolto no sofrimento e na dor. Aí não podemos deixar de notar a beleza que se manifesta no amor de Cristo Jesus: “Tendo nos amado, amou até o fim” (Jo 3,16). Na quinta-feira santa recebemos a Eucaristia, a Ordem e o mandamento do Amor. A Eucaristia é o sacramento do amor, presidido pelo sacerdote que é manifestação deste amor que confere sentido e beleza a todas as coisas.

Na sexta-feira santa, este amor se torna serviço extremo porque capaz de dar apropria vida: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas”(Jo 10,11). Mergulhando na morte por amor, Jesus é ressuscitado pelo Pai na força do Espírito. Um novo mundo começa, o mundo da graça,no qual os que praticam as bem-aventuranças triunfarão com Cristo. A vida tem a última palavra. Toda dor e morte espalhados no mundo desaparecerão: será a morte da morte.

A CF/2017 convida a participar da vitória de Cristo Ressuscitado, promovendo a ressurreição da criação: a natureza tão maltratada. O convite é para conhecer os biomas brasileiros, olhar com compaixão e vê-los como dons de Deus. Para isso, promover relações fraternas com a vida e a cultura das pessoas à luz do Evangelho.

A Campanha da Fraternidade convida a contemplar, admirar e agradecer nossa diversidade natural, como diz o Papa Francisco na mensagem de abertura da CF/2017. Tudo o que Deus faz vem envolto em uma grande beleza permeada pelo seu amor. Nós precisamos aprender a contemplar esta beleza, a partir de Jesus Cristo que é a manifestação da suprema beleza de Deus: “Quem me vê, vê o Pai”(Jo 14,9).

Somos muito habituados a ler, discursar e aprender sobre Deus através de nossa razão, mas é preciso descobrir que a Deus também chegamos através da beleza. Esta beleza está na natureza, que é a “primeira bíblia” que Deus escreveu, e que foi estragada pelo pecado. Está sobretudo no ser humano, imagem de Deus. Então Deus veio Ele mesmo, em Jesus que é a manifestação da suprema beleza de Deus. A beleza salvará o mundo!

Se o mundo fosse somente matéria, o ser humano não tivesse alma e vida interior, não adiantariam os sorrisos, de nada valeriam os olhares, afinal, ninguém poderia ser comovido. A beleza vem do interior do ser humano habitado por Deus. E isto nos é revelado na paixão, morte e ressurreição de Jesus. Feliz Páscoa a todos, com minha benção de pai e pastor!

Artigo escrito por Dom Pedro Carlos Cipollini para o Jornal A Boa Notícia

 

Fonte: Diocese de Santo André

Deixe um comentÁrio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*

Scroll To Top